Questões de Ética e Legislação


Seguem as questões repassadas na aula da semana anterior:
1 - O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros é dividido em cinco capítulos:
I: Do direito à informação
II: Da conduta profissional do jornalista
III: Da responsabilidade profissional do jornalista
IV: Das relações profissionais
V: Da aplicação do Código de Ética e disposições finais
Para o jornalista que quer construir uma carreira e ser bem sucedido na profissão, o Código de Ética representa apoio ou obstáculo? Justifique.

2 - De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o que são os deveres do jornalista e as proibições ao jornalista?

3 - "Uma observação cuidadosa não significa/é necessariamente um boa reportagem. Mas ua reportagem é necessariamente o fruto de uma observação cuidadosa." (ABRAMO, 1988, pag 11). O que o autor quis dizer com essa informação?

4 - "A reflexão ética, não redutível nem à moral vigente nem aos códigos deontológicos, é essencialmente um momento em que nos perguntamos, radicalmente, qual o sentido do que fazemos... ou o significado de uma ocupação ou profissão." (KARAM, 1987). Nesse sentido, quais são as duas atitudes possíveis ao jornalista?

5 - Segundo Karam (1997), "o jornalismo é um só, não há dois. Os profissionais exercem jornalismo e não marketing, ou pelo menos assim deveria ser." O que significa, de acordo com o autor, exercer jornalismo e não marketing?

No Responses to "Questões de Ética e Legislação"

Leave a Reply:


Tecnologia do Blogger.